29 de abril de 2011

ALMA – CENTRO DA VIDA HUMANA

Por Raquel Gomes
MRA
Vamos falar um pouco sobre alma. A nossa alma, nossa mente, nossos sentimentos.... Conhecer um pouco mais sobre o centro da vida humana. Sobre a importância que temos que dar a ela.
Os eruditos da Bíblia indica-nos que existem duas palavras gregas para designar “vida”, bios e psiquê.
Bios meios de vida ou subsistência. Psique  vida animada do homem, sua vida natural ou vida da alma. A bíblia emprega este termo quando descreve a vida humana.
Jesus olhos e viu os riscos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar  duas pequeninas moedas de cobre. E disse:

“Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais que os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava., mas ela da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.Lucas 21.4 – Bíblia Sagrada (NVI).


Com tudo o que tem, ela se entrega a Deus e espera que Deus cuide dela

 Jesus usou a palavra “bios” quando elogiou essa viúva que entregou toda sua subsistência. Pois ela não temeu se ia conseguir algo para suprir suas necessidades quando ofertou a Deus  de coração..É o que Ele espera de nós, que confiemos na provisão que vem dele em todo tempo. As vezes a situação financeira aperta e nos desesperamos apegando-se ainda mais ao dinheiro, mas Deus revela aqui nesta passagem, que se agrada daqueles que tem um coração desprendido e confiante naquilo que ainda não é visível.
Na bíblia as palavras “alma” e “vida da alma” são uma só. A alma é realmente a própria vida do homem.
Há cura para nossa vida, mas é primordial que reconheçamos nossas feridas, responsabilidades e nossas defesas. Sempre damos um jeito de defender aquela dor, motivo, querendo sempre encontrar respostas, que agrada o nosso ego. Então, Deus nos chama a assumir nossa debilidade. É necessário entendermos que Jesus compreende essa dor, fico imaginado Ele vivenciando essas dilemas da alisem vacilar. Como Deus devemos superar as barreiras e vencer as enfermidades.

“Descanse somente em Deus, ó minha alma,. Dele vem a minha esperança. Somente ele é e rocha que me salva., Ele é a minha torre alta! Não serei abalado!Salmos 62.5,6. – Bíblia Sagrada (NVI).

Aqui Davi fala algo muito forte e verdadeiro a cerca de sua dependência de Deus, revelando que o descanso que sua alma tanto procura, da salvação que ele tanto necessita está exclusivamente em Deus, o Salvador. O Senhor quer isso de nós, que assumamos nossa fraqueza nossa pequenez e recorramos a salvação que se encontra nele. ”Somente Ele é a rocha que me salva...” Deus a ROCHA que não oscila nunca, sempre disponível para socorrer o aflito. Crendo nisto jamais seremos abalados estamos firme nesta verdade. “Jamais seremos abalados, aleluia!!


ORAÇÃO Tudo que eu mais necessito (diga o nome da necessidade) está em Ti, minhas esperanças e sonhos deixo em tuas mão para sempre, não quero assumir a responsabilidade de viver uma vida cheia de fardos, causados pelas feridas deixadas em mim. Quero ser livre de lembranças que não me deixam esquecer o passado. Não posso desistir não me deixa desistir, quero e necessito. 

Santificai ó alma ao Senhor, vá a Cruz de Cristo e seja livre das algemas que te prendem.
  
Vamos relembrar

Áreas da alma

  • Mente sede da alma, intelecto, pensamentos, memórias
  • Vontade instrumento para tomar decisões poder para escolher.
  • Emoções instrumentos para expressar nossos sentimentos, gostos, alegrias, tristezas, amor, ódio etc...

Quando entregamos nossa vida para Jesus, há uma transformação e não uma aminésia ficamos livres da culpa do pecado, mas não das conseqüências da vida de  pecado e das marcas que ele deixou.
Então busque cura!


Nenhum comentário:

NO CAMPO DA MENTE É QUE NÓS NOS DECLARAMOS DERROTADOS OU VITORIOSOS.

Bíblia Online